From the blog

3 locais sobre a Segunda Guerra que você precisa conhecer

A Alemanha é um campo riquíssimo para os fascinados pela história da Segunda Guerra, já que ainda hoje é possível visitar e conhecer de perto locais que foram palco para importante acontecimentos deste período. Neste post você conhecerá três locais que marcaram diferentes pontos da história do Partido Trabalhista Nacional Socialista Alemão, desde sua ascenção para perpetuação do poder até sua queda.

Ordensburg Vogelsang: a escola de oficiais do Regime Nazista

Como todo ditador, Adolf Hitler possuía um plano de poder duradouro que visava, em especial, a doutrinação do pensamento dos jovens, já que estes iriam garantiar a perpetuação de seus ideais e poder.

Para isso, de 1936 a 1939, esteve em funcionamento a Ordensburg Vogelsang, um complexo de mais 50.000 m2, dedicado a receber os filhos dos líderes de seu Partido Trabalhista Nacional Socialista Alemão. Além destes haviam mais 3 centros com a mesma tarefa, que seria formar futuros líderes do partido, a futura elite nazista que estaria por vir.

Construído nas Colinas Eifel, com vista para o Lago Urft, as dimensões e pomposidades do local, assim como de outras obras do Partido Nazista, sempre com arquitetura opulenta, tinham a intenção de mostrar poder e impressionar.

Com a eclosão da Segunda Guerra, o local teve função militar, e abrigou habitantes refugiados de cidades que haviam sido bombardeadas, e a própria escola não escapou dos bombardeios.

Curiosamente, hoje, a área é aberta para visitação, com exposições que visam justamente repelir os ideais de Hitler: educar os jovens para que não repitam o terror causado pelo autoritarismo nazista, explicando o mecanismo pelo qual o governo fazia com que homens e mulheres comuns fossem levados a odiar os judeus e outros considerados inferiores.

Ordensburg Vogelsang. Fonte: DW. Autor: D. Crossland

Bunkers de Zossen

Entre em 1937 e 1941 complexos de bunkers e instalacões subterrâneas foram construídos na região de Zossen, próximo a Berlin. O Maybach I, construído pelo Alto Comando do Exército, e o Maybach II e Zeppelin pelo Alto Comando das Forças Armadas.

O interessante dos complexos Maybach é que acima do solo, foram projetados para parecem com residências, especialemente vistos do alto, porém no subsolo estava um complexo interligado altamente desenvolvido, com sistema de água, esgoto, filtros de ar e motores a diesel mantendo todo o maquinário funcionando. As chaminés das simples “casas” eram as torres de ventilação, tudo planejado para se camuflar diante de olhares curiosos.

Foto antiga do complexo Maybach I.

Já o Zepellin, que possuía o codinome Amt 500, era um sofisticado centro de comunicações, responsável por serviços de inteligência e sinalização. Entre os 1960 1961 os soviéticos reabilitaram o Zeppelin, para ser um centro de comando subterrâneo, servindo ao comando militar soviético na Alemanha Oriental.

Sistema de comunicação dentro do Zeppelin, em 1939. Fonte: Wikipédia. Autor: Joachim Kampe

O Maybach II foi praticamente todo destruído, enquanto o Maybach I (que sofreu muitas avarias) e o Zeppelin ainda recebem os visitantes que podem fazer um tour guiado por estas duas últimas instalações.

Julgamentos de Nuremberg

Em 1945 os olhos de todos o mundo se direcionaram para a sala de julgamentos 600, no Palácio de Justiça de Nuremberg, que recebeu o Tribunal Militar Internacional para o julgamento do alto comando do Partido Trabalhista Nacional Socialista Alemão.

Banco dos réus durante o julgamento do Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, 1945 Fonte: Wikipédia. Autor: Raymond D’Addario

Atualmente há o Memorial aos Julgamentos de Nuremberg, onde é possível realizar a visita acompanhando a linha cronológica desde o período em que o regime nazista comandava a Alemanha, até a sentença e o fim que levou cada um dos 24 membros do alto escalão do partido e associados que lá foram julgados. Ao final do tour, o visitante pode conhecer a famosa sala de julgamentos 600.

Este julgamento e suas consequentes penas foram um marco para Direito Internacional, servindo de base para estudos que influenciam até os dias atuais, colocando fim a um triste período da história alemã.

A sala de julgamentos 600, nos dias de hoje.

Para visitar estes e outros pontos no tema Segunda Guerra, fale conosco, teremos o maior prazer em atendê-los 🙂

Inspire-se com o nosso blog

Castelos da Alemanha: imponência e história

Certamente, a Alemanha é um dos melhores destinos para quem deseja conhecer um castelo (ou vários!). Aqui, o viajante encontrará desde ruinas até castelos extremamente bem conservados, com visitas gui […]

A Floresta Negra e seus encantos

Localizada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, a Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão) é uma região peculiar na Alemanha, com sua natureza encantadora e tradições locais preserv […]