From the blog

5 atrações especiais em Hamburgo

O norte da Alemanha possui sua beleza, cultura e encantos únicos, e a cidade que se destaca nesta região, certamente é Hamburgo. Esta importante cidade portuária possui atrações para todos os gostos: museus, lojas de famosas marcas internacionais, ótimos restaurantes, centro urbano, e proximidade de cidadezinhas encantadoras.

Além de atrair viajantes que estão embarcando e desembarcando em cruzeiros nos portos de Kiel, Warnemünde e na própria cidade de Hamburgo, é possível realizar um passeio bate-volta nos trens de alta-velocidade que partem de Berlim. 

Porém recomendamos fortemente a estadia de pelo menos dois dias em Hamburgo, para conhecer um pouco desta cidade cosmopolita, outrora essencial para o desenvolvimento não só da Alemanha, e hoje um dos centros financeiros do país. Neste post iremos indicar cinco atrações imperdíveis para os visitantes de Hamburgo.

Internationales Maritimes Museum (Museu Marítimo Internacional de Hamburgo)

Por ser uma cidade portuária, o tema do museu possui uma estreita ligação com Hamburgo.  Loacalizado na Speicherstadt e fundado em 2008, após parceira da prefeitura com o Sr.  Peter Tamm, grande entusiasta do tema naval, que possui origem em uma família tradicional, e desde muito jovem cultivou o hobby de colecionar réplicas de embarcações.  Com o passar dos anos, contribuições de outros colecionadores e amigos, resultaram no brilhante acervo disponível para visitação.

O museu conta com uma grande variedade de exposições, onde cada andar possui um tema, como miniaturas, uniformes, oceanografia. Além de oferecer visitas guiadas com diferentes temas, o museu conta com simulador de navegação. Se está na dúvida em qual museu visitar em Hamburgo, certamente este é uma ótima opção. Veja nossa entevista com o Sr. Damián, historiador do museu.

Speicherstadt

Um dos cenários mais conhecidos de Hamburgo, são os tradicionais armazéns, com as fachadas em tijolos vermelhos, construídos no XIX, com o propósito inicial de abrigarem as mercadorias que trafegavam pelo porto de Hamburgo. Porém com o advento dos contêineres, os armazéns se tornaram obsoletos para este uso, e hoje integram o cotidiano da cidade de uma outra forma.

Atualmente muitas empresas possuem escritórios e salas nestes armazéns, além de abrigarem museus, como o Internationales Maritimes Museum que vimos anteriormente e o Miniatur Wunderland que veremos adiante. 

A região do Speicherstadt é uma ótima opção para passeio agradável, com paradas em pontos interessantes, como os mencionados no post, conhecendo as pontes e os canais que banham esta local histórico.  Ah, uma parada no Kaffermuseum Burg para conhecer a história do café e degustar um na cafeteira do local é recomendado.

Miniatur Wunderland

Também localizado no Speicherstadt, esta atração é a mais visitada em Hamburgo, inclusive a compra de ingresso com certa antecedência é válida, especialmente em períodos de alta procura. Apesar de ser considerada um museu de ferromodelismo (o maior do mundo), o ambiente nos remete a um mundo mágico, onde tudo é incrivelmente pequeno.

No Miniatur Wunderland, os visitantes conhecerão o mundo em miniatura, literalmente. São diversos cenários com atrações e paisagens de todo o mundo, desde uma réplica do vulcão Vesúvio na Itália até a própria cidade de Hamburgo.

A riqueza de detalhes é realmente impressionante, e surpreendente tanto adultos quanto crianças, uma ótima opção de passeio para família ou até viajantes que estejam em um passeio individual.

Memorial do campo de concentração de Neuengamme

Muitos viajantes vêm à Alemanha com a expectativa de saber um pouco mais, conhecendo os locais de importância histórica não só para o país, especialemente nos que envolves as guerras, com ênfase na I e II Guerra Mundial. Para estes viajantes, Hamburgo dispoe de locais muito interessantes, em sua região, como o museu dos tanques, bunkers e també, diferente do que muitos imaginam, um campo de concentração.

Localizado no distrito de Neuengamme, a cerca de 30 minutos de carro, pode-se vistar o Memorial do campo de concentração desta cidade, como grande parte das atrações nesta temática na Alemanha, busca-se enfatizar o caráter educacional deste triste episódio vivido no passado, sendo um passeio que estimulará a consientização do visitante.

É possível agendar tours guiados no Memorial, e a entrada para visitação individual é gratuita. Lembrando que a atração não é recomendada para crianças com menos de 12 anos.

Memoiral do campo de concentração de Neuengamme. Fonte: Wikipédia. Autor: flamenc

Peixe: a comida típica

Peixe é certamente um garnde protagonista na culinária do norte da Alemanha, especialmente de Hamburgo. Devido a questões sociais e regionais, há muito tempo este alimento figurou nas refeições dos hamburguêses. Dentre eles, dois pratos com este ingredientes se destacam: Pannfisch e Fischbrotchen.

O primeiro é formado basicamente de pedaços de peixes, feitos na frigideira e acompanhados de batata (ingrediente de destaque na culinária alemã) cobertos por algum molho que varia.

Já o Fischbrotchen, é o sanduíche de peixe. Geralmente utiliza-se o arenque marinado, com pão, cebola, alface e molho, podendo variar de acordo com o restaurante.

Fischbrotchen

Além destas atrações e dicas, Hamburgo tem muito mais a oferecer, inclusive em sua região, onde poderá facilmente conhecer cidades encantadoras da Rota dos Contos de Fadas em uma rápida viagem de trem!

Inspire-se com o nosso blog

Da Alemanha à Itália, conhecendo a Suíça!

Agora nossos viajantes poderão contar com nosso atendimento também na Itália. Para os viajantes que desejam incluir Itália em seu roteiro, o Viagem Alemanha realizou parceria com especialistas locais, […]

Castelo de Heidelberg – Passeio guiado no castelo de Heidelberg

No topo da cidade, o castelo de Heidelberg é um símbolo do Romantismo alemão com suas famosas ruínas, que contam a história de guerras e um casamento que marcou a História da Europa.

Para o viajant […]