From the blog

Bolo Floresta Negra

A marca da Floresta Negra, o bolo em que a cada fatia surpreende o paladar, você não pode ir embora da Alemanha sem experimentar o Schwarzwälder Kirschtorte, nome original do bolo floresta negra.

Bolo original Floresta Negra.

O bolo foi criado na região de Baden-Württemberg. A incrível receita consiste em várias camadas de pão-de-ló branco e de chocolate, com Kirschwasser (um tipo de aguardente de cereja), cereja frescas da região e creme. O bolo é coberto por raspas de chocolate e muito chantili.

Há várias histórias que descrevem como e por quem o bolo foi criado. A mais aceita pelos alemães é a qual diz que Josef Keller o fez em 1915, quando trabalhava em uma cafeteria no distrito de Bonn. Mais tarde, mudou-se para Radolfzell, abriu a sua própria cafeteria e ensinou a receita a seu aprendiz, o qual guardou a receita e hoje está em uma confeitaria em Triberg, na Floresta Negra.

Muitas pessoas acreditam que o bolo tenha sido inspirado nos costumes e florestas da região. Algo bem poético, onde as cerejas representam o famoso chapéu Bollenhut, as raspas de chocolate se referem a escuridão da floresta. E outras acreditam que tenha sido inspirado na roupa das mulheres da região na época, ou seja, o chapéu Bollenhut é representado pelas cerejas, o chantili refere-se ao vestido branco e o chocolate ao corpo do vestido.

Foto de 1898, uma senhora em Gutach, Floresta Negra, com os trajes típicos locais, que supostamente inspiraram o bolo Floresta Negra. Fonte: Wikipédia. Autor: Desconhecido.

Em todas as primaveras acontece o Festival do Bolo Floresta Negra, em Todtnauberg, onde há a competição entre confeiteiros profissionais e amadores para fazer o melhor Schwarzwälder Kirschtorte. Além disso, é um evento cultural, com músicas e aulas de como preparar a receita da estrela da festa!

Talvez você já tenha experimentado a versão brasileira do bolo, porém a receita que costumamos provar no Brasil não possui o mesmo sabor, sendo bem mais doce. Além do fato de que na Alemanha há muitas cerejeiras, o que garante o frescor e o sabor único dessas frutinhas avermelhadas, a versão original tem menos açúcar e a típica bebida destilada de cereja. E claro, a experiência de saborear o bolo floresta negra na Floresta Negra é uma experiência única!

  • Tour Gastronômico: Proporcionamos tours gastronômicos que apresentam pratos típicos, incluindo a experiência de degustar o autêntico bolo Floresta Negra.
  • Visita à Confeitaria em Triberg: Leve os visitantes à confeitaria que guarda a receita original do bolo Floresta Negra, criada por Josef Keller.
  • Participação no Festival do Bolo Floresta Negra: Providenciamos a participação dos viajantes no Festival do Bolo Floresta Negra em Todtnauberg, onde podem testemunhar a competição entre confeiteiros e aprender a preparar a receita.
  • Visita a Cerejeiras Locais: Organizamos passeios por plantações de cerejas na região, permitindo aos visitantes apreciar a origem das cerejas usadas no bolo.
  • Exploração da Cultura Local: Através do sabor do bolo Floresta Negra, oferecemos uma conexão mais profunda com a cultura local, explicando as inspirações para o bolo, desde os trajes típicos até as florestas escuras.
  • Tour Guiado pela Floresta Negra: Oferecemos uma imersiva experiência de tour guiado pela Floresta Negra, destacando a história, cultura e beleza natural desta incrível região.

Inspire-se com o nosso blog

Castelo de Heidelberg. Guia brasileiro na Alemanha. Turismo na Alemanha.

Bate e volta de Frankfurt: Heidelberg, Vale do Reno, Rothenburg

Explorar as cidades ao redor de Frankfurt em “bate e voltas” é uma excelente maneira de conhecer a diversidade e a riqueza cultural, histórica e natural da região. Vamos ver algumas cidade […]

A cidade de Constança

A maior cidade a beira do lago de Constança, única e imperdível. O seu centro histórico, a vista dos Alpes e dos lagos de Constança e Reno fazem a região espetacular!

A cidade se localiza no sul da […]