From the blog

Castelos da Alemanha: imponência e história

Certamente, a Alemanha é um dos melhores destinos para quem deseja conhecer um castelo (ou vários!). Aqui, o viajante encontrará desde ruinas até castelos extremamente bem conservados, com visitas guiadas temáticas, feiras medievais dentro de castelos e até a opção de jantar ou se hospedar em um castelo.

A palavra “castelo” vem da palavra francesa anglo-normanda “castel”, que deriva da palavra latina cujo significado é “forte”. Existem muitos tipos de fortificações construídas para defesa, mas um castelo é usado especificamente como residência. Nos tempos medievais, os castelos eram geralmente ocupados por pessoas com posições hierárquicas elevadas, como um senhor, cavaleiro ou monarca. 

Castelo ou palácio?

Às vezes, há um certa confusão entre o que é um castelo e um palácio ou palacete, mas como diferenciá-los? Apesar de possuírem algumas outras características que os diferem, a diferença mais visível é que um palácio não é fortificado (ausência de muralha, algo que o proteja) e nem usado para fins militares, assim como os palácios surgem em sua maioria, a partir do século XVI em diante. Agora que já sabemos como identificar os castelos, vamos conhecê-los!

Castelo de Eltz (Burg Eltz)

Castelo Eltz. Foto: Viagem Alemanha

Datado do ano de 850 e situado nas colinas acima do rio Mosel, este belo castelo foi um dos poucos da região que permaneceu intacto durante todas as guerras desde sua construção. Ele ainda pertence à mesma família (Família Eltz) desde o século XII, 33 gerações atrás. O castelo foi construído no topo de uma rocha de 70 metros de altura, localizado em uma importante rota comercial romana entre terras ricas e seus mercados, e também possui uma floresta com seu nome à sua volta.

Castelo Hohenzollern

Castelo Hohenzollern

O castelo Hohenzollern atual, na verdade é o terceiro construído neste local. O terceiro e atual castelo foi construído entre 1846 e 1867 como um memorial da família pelo rei Frederico Guilherme IV da Prússia, herdeiro da dinastia Hohenzollern.

A casa real von Hohenzollern é uma das mais importantes famílias nobres européias que fundaram o Império Alemão, da qual era a casa real através da dinastia com o mesmo nome. Além da beleza do próprio castelo, ao visitá-lo, é possível ver tesouros como a coroa imperial de Guilherme II, um vestido intacto da rainha Louise, um uniforme de Frederico II da Prússia (Frederico, o Grande) e uma carta de George Washington ao barão von Steuben, entre outros. Com cerca de 400.000 visitantes por ano, o Castelo Hohenzollern é até hoje um dos castelos mais visitados da Alemanha.

Castelo Marksburg

Castelo Marksburg

O castelo Marksburg pode se orgulhar do título que nenhum outro na região possui: em mais de 800 anos, o castelo nunca foi destruído. O castelo foi construído aproximadamente em 1117 para proteger a cidade de Braubach e para reforçar as práticas aduaneiras. Os senhores de Eppstein construíram o complexo do castelo românico, e estavam entre as famílias mais poderosas da época. 


Os mais interessados por história certamente irão mergulhar na rica história do castelo, mas para aqueles que simplesmente querem apreciar as paisagens, a área ao redor é muito agradável, com opções de vistas deslumbrantes do rio Reno, restaurantes e trilhas para caminhada e ciclismo ao longo do rio.

Atualmente, o castelo abriga um extenso museu, um café, além da sede e os escritórios da Associação Alemã de Castelos (Deutsche Burgenverein), cuja principal tarefa é a proteção e preservação de castelos e fortificações na Alemanha. Nós aqui, que amamos castelos e história, somos membros da associação. <3

Castelo de Wartburg

Castelo de Wartburg

Este castelo além de grande beleza, possui um importante significado para os cristãos, pois foi o lar de Santa Isabel da Hungria, e também o local onde Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento da Bíblia para o alemão.  O Wartburg é um castelo originalmente construído na Idade Média, com sua fundação lançada por volta de 1067 pelo conde Ludwig de Schauenburg.

Ele está situado em um precipício de 410 metros, com vista para a cidade de Eisenach, no estado da Turíngia . Em 1999, a UNESCO adicionou o Castelo de Wartburg à Lista do Patrimônio Mundial. Em nossos passeios guiados, é possível levá-los em uma visita guiada, incluindo o quarto em que Lutero ficou hospedado. O castelo de Wartburg também foi a inspiração para outro ícone dos castelos e palácios na Alemanha, o palácio de Neuschwanstein, construído já no século XIX. Porém, isto é tema para outro post, somente sobre palácios.

Castelo de Cochem (Reichsburg)

Este é o castelo que você vê no vídeo da nossa página inicial (se visualizar o site no laptop). Localizado a mais de 90 metros de altura em uma colina às margens do rio Mosel, o castelo de Cochem, datado de 1100, servia para cobrar pedágios dos navios que passavam naquela altura do rio Mosel. Porém, o castelo que vemos hoje é diferente do que havia no século XII. 

Castelo Reichsburg, em Cochem.

Em 1688, os franceses invadiram as regiões do rio Reno e do rio Mosel do Palatinado, que incluíam Cochem e seu castelo. As tropas francesas conquistaram o castelo e depois destruíram não apenas ele, mas também a cidade. Louis Ravené, um empresário de Berlim, decidiu comprar as ruínas e reconstruir o castelo em 1868. Atualmente cidade de Cochem é proprietária do castelo, que também é aberto a visitas.

Além da incrível vista do rio Mosel, este castelo autêntico, com detalhes góticos e românticos, certamente valerá sua visita.

Em nossas viagens personalizadas, você pode incluir a visita e passeios guiados nestes e outros castelos. A viagem é feito do seu jeito. Entre em contato! [email protected]


Inspire-se com o nosso blog

O que Stuttgart tem para lhe mostrar

Conhecida como a capital alemã dos carros, Stuttgart tem muito mais a oferecer.

Stuttgart tem seu início no século X. A cidade é a capital do estado de Baden-Württemberg e sexta maior da Alemanha. […]

A Floresta Negra e seus encantos

Localizada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, a Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão) é uma região peculiar na Alemanha, com sua natureza encantadora e tradições locais preserv […]