From the blog

Limeseum: as fronteiras do Império Romano

Para os que possuem interesse na grande história da civilização romana e seus feitos, o museu Limeseum é uma atração fascinante, localizada em Wittelshofen, na Baviera.

Limeseum. Fonte: Wikipédia. Autor: Wolfgang Sauber

O museu foi construído na região do Limes que foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005.

O que são os Limes?

O nome Limes vem do latim, e era dado às estruturas utilizadas pelos romanos para delimitarem e/ou defenderem seu território, basicamente fortificações em formato de muralhas.

Limes Germanicus

Este limite físico era importante pois delimitava o território do Império Romano ao sul, das tribos germânicas que habitavam o norte, nas regiões da Germania e da Raetia (que hoje corresponde a algumas regiões da Áustria, norte da Itália e Suíça).

No local de uma das várias fortificações encontradas durante escavações arqueológicas foi construído o Limeseum. Neste museu a história da região é contada a partir da perspectiva de um soldado romano chamado December, o que torna a exposição bem atrativa também ao público infanto-juvenil.

Modelo de casa romana, Limeseum. Fonte: Wikipédia. Autor: Wolfgang Sauber.

Além do visitante poder contemplar visualmente a região onde existia o Limes, há toda uma exposição que exibe o contexto em que viviam estes povos e recriam cenários desta época. No museu, também são espostos outros artefatos encontrados na região. Onde havia o Limes, o Império Romano buscava povoar, manter vilarejos, para dar suporte e estabelecer um vínculo de permanência em seus limites.

Vista do alto da colina ao lado do Limeseum, ao fundo, vemos uma demarcarção retangular no chão, estas são as ruídas do Limes Germanicus. Mais à frente a réplica do antigo Limes, em escala 1:10.

Para passeios guiados nesta região e em toda a Alemanha, Áustria, Suíça e Itália, fale conosco!

Inspire-se com o nosso blog

Castelo de Heidelberg

No topo da cidade, o castelo de Heidelberg é um símbolo do Romantismo alemão com suas famosas ruínas, que contam a história de guerras e um casamento que marcou a História da Europa.

Para o viajant […]

A tradição das decorações natalinas na Alemanha

Que o Natal é uma época aguardada com ansiedade por muitos e que sua atmofesfera é mágica, é inegável. Porém pouco é difundido a respeito da origem de tais tradições, e a Alemanha se faz presente nest […]