From the blog

Museus de Frankfurt: opções para todos os gostos!

Frankfurt é um dos maiores centros urbanos da Alemanha, sendo destino de muitos viajantes, ainda seja para utilizar seu aeroporto, que oferece voos diretos para o Brasil. Porém muitos viajantes não possuem ideia do que fazer em Frankfurt, e uma ótima opção é visitar seus incríveis museus. 

Museu Judaico de Frankfurt (Jüdisches Museum Frankfurt)

O Museu Judaico de Frankfurt e sua filial, o Museu Judengasse, que fica ao lado do antigo cemitério judeu, mostram o desenvolvimento histórico e a cultura religiosa das comunidades judaicas que viveram na cidade entre os séculos XII e XX. Antes que a comunidade judaica de Frankfurt sofresse a perseguição do regime nazista, chegou a ser a segunda maior da Alemanha. O Museu Judaico montou uma extensa coleção de judaica com objetos guardados por sobreviventes do holocausto de várias regiões da Europa. Uma das raras peças que remontam é uma incrível relíquia, uma lâmpada de Hanukkah feita por Johann Valentin Schüler, no século XVII.

Lâmpada de Hanukkah feita por Johann Valentin Schüler. Fonte: Wikipedia. Autor: Musée d’Art et d’Histoire du Judaïsme

Outro ponto interessante é a coleção dedicada à família de Anne Frank, que residiu em Frankfurt. O acervo conta com objetos da família Frank, bem como das famílias relacionadas (Elias, Cahn e Stern), como cartas, fotos, mobílias, pinturas, entre outros.

Experiminta ScienceCenter

Para quem estiver acompanhado de crianças na viagem, uma ótima opção é o museu de ciências Expiriminta. Com exposições interativas, workshops e muita diversão, nossos pequenos viajantes terão sua mente atiçada pela curiosidade e conhecimento. Apesar do foco deste museu ser as crianças, a diversão também é garantida aos adultos. Um passeio para toda a família!

Na exposição permanente, os viajantes encontram um convite para explorarem brincando as leis da mecânica, da matemática e da óptica. Mais 130 estações experimentais, você pode descansar na cama de um faquir com centenas de pregos, entrar em túneis de vento, entre outros. Também são oferecidos pelos programas científicos espetáculos impressionantes, que vão de tornado em incêndio à bolhas de sabão geladas, que acontecem várias vezes ao mês.

Uma das salas interativas do Experiminta. Fonte: Wikipedia. Autor: Own Work

Städel Museum

Este é um queridinho nosso! Fundado pelo banqueiro e empresário Johann Friedrich Städel em 1815, o museu que leva seu nome é o mais antigo museu da Alemanha, além de ser o lar de uma das coleções de arte mais importantes do mundo, abrangendo mais de setecentos anos de arte européia do início do século XIV até o presente, com obras do Renascimento, do Barroco, de arte moderna e muito mais.

“Retrato de uma Jovem Mulher”, de Botticcelli – uma das obras imperdíveis no Städel Museum em Frankfurt

Dentre os destaque dos museu Städel estão Botticelli com sua musa Simonetta Vespucci em “Retrato de uma Jovem Mulher”, assim como “O Geógrafo” do holandês Vermeer, além de “Os Músicos da Orquestra” de Edgar Degas, apenas para citar alguns. Outros célebres artistas que você encontrará no Städel: Lucas Cranach, Rodin, Renoir, Tiziano, Rubens, Rembrandt… Acho que já deu para abrir o apetite de um passeio cultural em Frankfurt!

Städel Museum. Fonte: DZT

Liebieghaus Museum

P’róximo ao museu Städel, temos a antiga vila wilhelminiana do Barão von Liebieg, com um dos mais belos jardins de Frankfurt, que são o cenário do magnífico museu de esculturas Liebieghaus. Apresentando mais de  5.000 anos de história escultórica, o viajante é convidado a explorar as obras e o próprio edifício. 

Museu Liebieghaus, em Frankfurt. Foto: ©#visitfrankfurt @HolgerUllmann

A coleção fantástica contém mais de 3.000 esculturas do período do antigo Egito ao classicismo. A casa, especializada em escultura, é um dos museus de escultura mais importantes do mundo.

Museu da Comunicação de Frankfurt (Museum für Kommunikation Frankfurt)

Onde havia o Museu Postal Federal, hoje encontramos o nostálgico e interessante Museu da Comunicação. 

O premiado edifício do museu, entrega ao viajante uma visão fascinante da história das comunicações. Podemos destacar o grande acervo e a variedade de atividades oferecidas, como workshop, para crianças.

Na exposição permanente, “A mídia conta suas histórias”,  são 2500 m²  dedicados à história das comunicações. Aqui, você pode descobrir uma riqueza de tesouros da história dos correios e telecomunicações alemães – desde o tradicional tambor africano até o correio e a internet! Além disso, o teto do museu abriga uma estação de rádio que pode ser visitada em vários dias da semana.

Interior de um vagão do serviço postal alemão, no Museum für Kommunikation Frankfurt. Fonte: Wikipédia. Autor: KlausMiniwolf

Museu Arqueológico de Frankfurt (Kaiserpfalz Franconofurd – Archäologisches Museum)

Para os que querem algo para fazer em Frankfurt, porém não desejam comprar ingressos, um bom passeio gratuito é visitar o museu arqueológico de Frankfurt.

Interior do Museu arqueológico de Frankfurt. Fonte: Wikipédia. Autor: Carole Raddato.

O museu se dedica a preservar e exibir ao visitante descobertas de importância para a cidade de Frankfurt e região. Entre as escavações, foi encontrada a cidade romana de NIDA-Heddernheim, na cidade velha de Frankfurt. O viajante passará o tempo descobrindo as curiosidade, conhecendo objetos e imaginando a realidade destas pessoas que viveram há tanto tempo onde, hoje, é esse grande centro financeiro e urbano da Alemanha.

Inspire-se com o nosso blog

O que Stuttgart tem para lhe mostrar

Conhecida como a capital alemã dos carros, Stuttgart tem muito mais a oferecer.

Stuttgart tem seu início no século X. A cidade é a capital do estado de Baden-Württemberg e sexta maior da Alemanha. […]

A Floresta Negra e seus encantos

Localizada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, a Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão) é uma região peculiar na Alemanha, com sua natureza encantadora e tradições locais preserv […]