From the blog

Paixão de Cristo em Oberammergau (Passionsspiele)

Esta especial encenação da Paixão de Cristo, acontece a cada 10 anos na pequena vila de Oberammergau, localizada na Baviera. Esta tradição teve início com um belo ato de fé, uma promessa realizada em 1633, e com a primeira apresentação em 1634, e continua até hoje, com muita dedicação dos colaboradores e artistas. O curioso é que, na verdade, estes são moradores locais, que passam anos ensaiando e fazendo o necessário para realizar o espetáculo. Isso inclui deixar o cabelo e a barba crescerem!

Durante a Guerra dos 30 anos a vila foi devastada pela peste bubônica. Nessa situação, os moradores fizeram a seguinte promessa à Deus: Se Ele os protegesse da praga e das mortes, eles fariam uma peça que representasse o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Relatos afirmam que após a promessa não houve mais mortes por praga na vila e os moradores que estavam doentes nesse período foram curados.

Incrível registro da peça em 1871. Oberammergau, “Passionsspiele”. Fonte: Wikipédia. Autor: Joseph Albert

Desde então, os moradores de Oberammergau se engajam para a realização da Paixão de Cristo de forma periódica, e que tem ocorrido a cada 10 anos. Na cidade, há um um local destinado para o evento, com capacidade para aproximadamente 5000 espectadores. Apesar do idioma da encenação ser o alemão, pessoas de todo o mundo vem a Oberammergau para assistir a Paixão de Cristo, que já se tornou uma tradição local e patrimônio cultural. O teatro da Paixão de Cristo em Oberammergau (Passionsspiele) começa em maio e vai até o outubro, com apresentações 5 dias por semana.  A trilha sonora da peça foi composta por Rochus Dedler e é conduzida por uma orquestra de 60 músicos e um coral. Nesse contexto, podemos perceber que é feito tudo para que haja uma representação fiel dos acontecimentos registrados na Bíblia.

Foto da apresentação mais recente, em 2010. Oberammergau, “Passionsspiele”. Fonte: Wikipédia. Autor: Andreas Praefcke

Os viajantes que forem à Oberammergau, em meio aos Alpes no sul da Alemanha, irão se impressionar apenas com a encenação da Paixão de Cristo (Passionspiel), assim como irão se encantar com esta pequena e bela cidade! A vila de Oberammergau é conhecida pelos belos afrescos nas fachadas das casas e por suas esculturas de madeira.

Oberammergau.

A 42° temporada da peça aconteceria este ano (2020), mas infelizmente foi adiada para 2022 devido ao COVID-19 (coronavírus), visando não por em risco os moradores, artistas, colaboradores e visitantes.

Inspire-se com o nosso blog

Lübeck e o Marzipã

A marca registrada da cidade Hanseática, o doce típico da cidade de Lübeck é composto de ingredientes simples, como água de rosas, amêndoas e açúcar. Porém, o seu sabor é único e nada se assemelha a e […]

Allgäu

Localizada no sul da Suábia, próxima à Baviera, está a região de Allgäu, que também abrange parte do seu território Baden-Württemberg e Áustria. Allgäu é conhecida por seus alpes, pastagens com muito […]