From the blog

Rio Reno: um passeio pela História e a contemplação da natureza

Um dos principais rios da Europa, o Reno traz consigo lendas, mistérios, mas também prosperidade, em um percurso que atravessa as mais belas paisagens da Europa Central.

Com início na Suíça, próximo à cidade de Basel, o rio Reno segue seu curso em direção à Alemanha. Em alguns momentos esbarra na França, e deságua no mar do Norte, lá em Rotterdam, na Holanda, após correr por mais de 1.200 km, sendo a fronteira natural que divide Suíça e Liechtensten, Alemanha e Suíça, e Alemanha e França. As fortes Cataratas do Reno, em Schaffshausen (Suíça) já impressionam com a impetuosidade das águas do rio Reno.

Cataratas do Reno, em Schaffhausen, na fronteira da Suíça com a Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

Fronteira natural e rivalidades históricas

O rio Reno foi e ainda é muito importante para os países pelos quais passa. Para o Império Romano, o Reno (por eles chamado de rio Rhenus) constituía a maior parte da fronteira, separando-os dos “bárbaros” germânicos. Hoje é um dos rios mais importantes do mundo por ser passagem para navios de turismo, transporte de ferro e carvão, fonte de produção da energia elétrica na Suíça e também pelas muitas indústrias localizadas às margens do rio.

Um dos inúmeros castelos medievais às margens do vale médio do Reno, na Alemanha. Até hoje, o rio Reno é uma via de transporte de carga bastante ativa.

Ademais, essas águas foram motivo  de muita disputa entre a Alemanha e a França, pois os franceses reivindiracaram por muito tempo o Reno como fronteira oriental do seu país. Durante a história, o seu lado esquerdo mudou diversas vezes de nacionalidade e hoje, o Reno é a fronteira que corta os dois países, bem na região da Alsácia, outrora tão disputada.

Estrasburgo, na Alsácia. Aqui, o rio Reno marca a fronteira da França com a Alemanha, em um região que já foi alvo de disputas e trocou de nacionalidade diversas vezes.

Lendas do rio Reno

Um passeio pelo Reno vem acompanhado de muita beleza e história, mas também por lendas. Uma dos mais conhecidas é a lenda da Loreley, a qual foi associado ao rochedo na cidade de St. Goarshausen, no vale médio do Reno. Em uma das muitas versões existentes, conta-se que uma bela moça chamada Loreley, sentada no rochedo, enfeitiça navegantes e os leva para o fundo do rio. Diz-se que a rocha manteve o eco do seu nome por muitos anos, e até hoje, a escultura da solitária Loreley atrai viajantes ao vale do rio Reno, na Alemanha.

Sankt Goarshausen, no Vale Médio do Reno (Mittelrhein)

O rio Reno e o Grand Tour da Europa

No século XVII, era comum que os jovens de classes mais altas realizassem uma grande viagem pela Europa ao atingirem a maioridade, com a intenção de conhecer diferentes culturas e se preparar para se tornar um membro da elite. Esta viagem era o chamado Grand Tour. O rio Reno também era uma parte do trajeto – embora não houvesse um tour específico com um itinerário a ser seguido – para aqueles que se viajavem pelo rio, dos Alpes até Basel.

O rio Reno atravessando a cidade de Basel (Basiléia), na Suíça. Foto: Switzerland Tourism By Andreas Zimmermann

A cultura dos vinhos

Falar do rio Reno é também falar de vinhos. Das encostas às margens do vale médio do Reno, na Alemanha, saem excelentes vinhos, sendo a Riesling a uva predominante. Conhecer os castelos do vale do Reno, saborear os vinhos da região e contemplar a exuberância do rio Reno é uma experiência inesquecível! Descendo um pouco mais no mapa, na Alsácia, o viajante é levado por vilarejos floridos, nos quais os barris e tinas muitas vezes são avistados já por quem caminha em suas ruas.

Os vinhedos da cidade de Bacharach, às margens do Reno, na Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

Já no lago de Constança, na fronteira da Alemanha com a Suíça, os vinhedos encontram o azul do lago atravessado pelo Reno, e a silhueta dos Alpes. Conhecer os vinhos do Reno, seja qual for a região, é sentir o aroma das uvas e do suco fermentando, ver as parreiras crescendo e desenvolvendo durante as quatro estações do ano. E assim, o rio Reno segue o seu curso, trazendo beleza, história, cultura e prosperidade ao longo do seu caminho.

O caminho do rio Reno na Europa, da nascente na Suíça até o Mar do Norte, na Holanda. Imagem: Wikipedia by Daniel Ullrich (Threedots)

Quem somos

Viagem Alemanha é uma empresa especializada em viagens e passeios guiados privativos na Alemanha, na Suíça e na Áustria. Mais do que viajar, nossa filosofia é levar o viajante para viver experiências e aproveitar cada momento – sem excursões, com flexibilidade e todo nosso cuidado. O que dizem os nossos viajantes.

Nossos Serviços de Turismo em português na Alemanha:

Algumas das experiências nos vales do rio Reno e do rio Mosel na Alemanha:

  • Passeios de Barco
  • Eventos e experiências locais
  • Passeios de bicicleta
  • Visita a vinícolas, caves e degustação privativa de vinhos
  • Passeios de teleférico

Inspire-se com o nosso blog

Viagem à Alemanha sob o olhar de uma criança

O texto foi escrito pela Valentina, de 10 anos, que viajou conosco na companhia de seus pais em julho deste ano em um roteiro de 11 dias pela Alemanha, pensado para toda a família. Aqui, ela conta o […]

Castelo de Heidelberg – Passeio guiado no castelo de Heidelberg

No topo da cidade, o castelo de Heidelberg é um símbolo do Romantismo alemão com suas famosas ruínas, que contam a história de guerras e um casamento que marcou a História da Europa.

Para o viajant […]