From the blog

Rio Reno: um passeio pela História e a contemplação da natureza

Um dos principais rios da Europa, o Reno traz consigo lendas, mistérios, mas também prosperidade, em um percurso que atravessa as mais belas paisagens da Europa Central.

Com início na Suíça, próximo à cidade de Basel, o rio Reno segue seu curso em direção à Alemanha. Em alguns momentos esbarra na França, e deságua no mar do Norte, lá em Rotterdam, na Holanda, após correr por mais de 1.200 km, sendo a fronteira natural que divide Suíça e Liechtensten, Alemanha e Suíça, e Alemanha e França. As fortes Cataratas do Reno, em Schaffshausen (Suíça) já impressionam com a impetuosidade das águas do rio Reno.

Cataratas do Reno, em Schaffhausen, na fronteira da Suíça com a Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

Fronteira natural e rivalidades históricas

O rio Reno foi e ainda é muito importante para os países pelos quais passa. Para o Império Romano, o Reno (por eles chamado de rio Rhenus) constituía a maior parte da fronteira, separando-os dos “bárbaros” germânicos. Hoje é um dos rios mais importantes do mundo por ser passagem para navios de turismo, transporte de ferro e carvão, fonte de produção da energia elétrica na Suíça e também pelas muitas indústrias localizadas às margens do rio.

Um dos inúmeros castelos medievais às margens do vale médio do Reno, na Alemanha. Até hoje, o rio Reno é uma via de transporte de carga bastante ativa.

Ademais, essas águas foram motivo  de muita disputa entre a Alemanha e a França, pois os franceses reivindiracaram por muito tempo o Reno como fronteira oriental do seu país. Durante a história, o seu lado esquerdo mudou diversas vezes de nacionalidade e hoje, o Reno é a fronteira que corta os dois países, bem na região da Alsácia, outrora tão disputada.

Estrasburgo, na Alsácia. Aqui, o rio Reno marca a fronteira da França com a Alemanha, em um região que já foi alvo de disputas e trocou de nacionalidade diversas vezes.

Lendas do rio Reno

Um passeio pelo Reno vem acompanhado de muita beleza e história, mas também por lendas. Uma dos mais conhecidas é a lenda da Loreley, a qual foi associado ao rochedo na cidade de St. Goarshausen, no vale médio do Reno. Em uma das muitas versões existentes, conta-se que uma bela moça chamada Loreley, sentada no rochedo, enfeitiça navegantes e os leva para o fundo do rio. Diz-se que a rocha manteve o eco do seu nome por muitos anos, e até hoje, a escultura da solitária Loreley atrai viajantes ao vale do rio Reno, na Alemanha.

Sankt Goarshausen, no Vale Médio do Reno (Mittelrhein)

O rio Reno e o Grand Tour da Europa

No século XVII, era comum que os jovens de classes mais altas realizassem uma grande viagem pela Europa ao atingirem a maioridade, com a intenção de conhecer diferentes culturas e se preparar para se tornar um membro da elite. Esta viagem era o chamado Grand Tour. O rio Reno também era uma parte do trajeto – embora não houvesse um tour específico com um itinerário a ser seguido – para aqueles que se viajavem pelo rio, dos Alpes até Basel.

O rio Reno atravessando a cidade de Basel (Basiléia), na Suíça. Foto: Switzerland Tourism By Andreas Zimmermann

A cultura dos vinhos

Falar do rio Reno é também falar de vinhos. Das encostas às margens do vale médio do Reno, na Alemanha, saem excelentes vinhos, sendo a Riesling a uva predominante. Conhecer os castelos do vale do Reno, saborear os vinhos da região e contemplar a exuberância do rio Reno é uma experiência inesquecível! Descendo um pouco mais no mapa, na Alsácia, o viajante é levado por vilarejos floridos, nos quais os barris e tinas muitas vezes são avistados já por quem caminha em suas ruas.

Os vinhedos da cidade de Bacharach, às margens do Reno, na Alemanha. Foto: Viagem Alemanha

Já no lago de Constança, na fronteira da Alemanha com a Suíça, os vinhedos encontram o azul do lago atravessado pelo Reno, e a silhueta dos Alpes. Conhecer os vinhos do Reno, seja qual for a região, é sentir o aroma das uvas e do suco fermentando, ver as parreiras crescendo e desenvolvendo durante as quatro estações do ano. E assim, o rio Reno segue o seu curso, trazendo beleza, história, cultura e prosperidade ao longo do seu caminho.

O caminho do rio Reno na Europa, da nascente na Suíça até o Mar do Norte, na Holanda. Imagem: Wikipedia by Daniel Ullrich (Threedots)

Quem somos

Viagem Alemanha é uma empresa especializada em viagens e passeios guiados privativos na Alemanha, na Suíça e na Áustria. Mais do que viajar, nossa filosofia é levar o viajante para viver experiências e aproveitar cada momento – sem excursões, com flexibilidade e todo nosso cuidado. O que dizem os nossos viajantes.

Inspire-se com o nosso blog

Os Alpes

As imensas montanhas que cortam a Europa central fascinam com sua grandiosidade e marcam toda uma cultura e estilo de vida das regiões em que se localizam

Os Alpes são as cordilheiras mais altas e […]

A cidade de Constança

A maior cidade a beira do lago de Constança, única e imperdível. O seu centro histórico, a vista dos Alpes e dos lagos de Constança e Reno fazem a região espetacular!

A cidade se localiza no sul da […]