Ao avançar sua campanha pela Gália (região que hoje, compreende partes da Bélgica, da França, da Alemanha, da Suíça e da Itália), o imperador romano Julio César, no ano 58 a.C., depara-se com tribos cujo modo de vida, idiomas, estratégias militares e hierarquia sociais eram completamente distintas – e note-se, bem menos desenvolvidas – do que os conhecidos pelos romanos. O belo rio Reno, que hoje nos presenteia com seus impressionantes castelos medievais e deliciosos vinhos, torna-se o palco e a barreira física deste choque cultural. Porém, nem o bravo rio Reno impediu o avanço dos romanos…
A batalha de Teutoburg, no norte da Alemanha, é o episódio em que esta história muda de figura, sendo os romanos derrotados pelos germânicos.
A influência da presença romana em terras germânicas é sentida até hoje, em algumas regiões bem mais do que em outras, e a conexão entre as duas culturas é essencial para entendermos a formação da Alemanha e dos diversos reinos na Europa ao longo da Idade Média.
SOBRE ROMANOS E GERMÂNICOS
Como foi este contato entre os romanos e os germânicos?
Quem foi Arminius?
Quais construções romanas ainda podem ser vistas na Alemanha?
Em nosso roteiro histórico “ROMANOS E GERMÂNICOS”, nós o levaremos em uma viagem no tempo, com um roteiro temático para quem deseja aprender onde a História aconteceu.
Duração: 7 dias
Para mais informações, entre em contato.