Rothenburg ob der Tauber: uma amostra da Idade Média na Alemanha e a estrela da Rota Romântica!
As muralhas, o rio, as torres, as tradições e as lindas casinhas em enxaimel, fazem da cidade a grande estrela da Rota Romântica, umas das rotas mais famosas e mais encantadoras da Alemanha!

O que significa Rothenburg ob der Tauber?
O nome foi dado após a construção de um castelo, no século X. Rothenburg (rot = vermelho e burg = castelo), já ob significa “acima” e Tauber, o rio existente na região. Portanto, a “fortaleza vermelha acima do rio Tauber”.
A muralha e suas torres
Durante a Idade Média, era muito comum a construção de muralhas de defesa no entorno das cidades, para repelir possíveis ataques, especialmente nas cidades mais prósperas. E em Rothenburg ob der Tauber não foi diferente. Suas muralhas datam do século XIV, assim como alguns de seus edifícios, que estão muito bem preservados. É possível visitar algumas partes da muralha.
Com a rápida expansão da cidade, foi necessário, 30 anos após a conclusão da construção da antiga muralha, erguer uma nova muralha, esta abrangendo uma área ainda maior do que a primeira.
É possível realizar um passeio pela muralha e suas torres, das iniciais 70, hoje restam 42, onde se destaca a torre de Röderturm, que com seu excelente ponto de vista, é a única torre de observação verdadeira ao longo da muralha da cidade de Rothenburg ob der Tauber.

Bairro Antigo
Outra parada que deve ser feita ao visitar Rothenburg ob der Tauber, é uma visita ao centro histórico. Para conhecê-lo, é necessário que passar pelas duas torres marcantes: Markusturm e Weisser Turm, que formavam o portal de entrada da primeira fortificação da cidade. No centro histórico, veículos não são permitidos.

Festival Meistertrunk
Um festival histórico que relembra um acontecimento, ocorrido durante a Guerra dos 30 Anos, um tanto inusitado. O festival do “gole de mestre” acontece todos os anos, no fim de semana de Pentecostes. Nele é apresentado, em uma peça teatral, o momento em que a cidade, que era protestante, estava tomada pelas tropas católicas do general Tilly, ameaçada de sofrer pilhagem, porém foi salva pelo prefeito da cidade, Nusch, de uma forma inesperada.
A questão é: como isso aconteceu? Nusch foi desafiado pelo general inimigo e conseguiu tomar 3,25 litros de vinho de uma vez, impressionando o general Tilly, que poupou a cidade.

Rothenburg: Uma cidade natalina
Considerada a capital natalina da Alemanha, a cidade possui um dos mais lindos mercados de Natal com tradição de 500 anos, também possui 6 filias da renomada loja Käthe Wohlfahrt, referência neste segmento, e é um dos grandes destaques na cidade.
Além disso, há o museu de Natal da cidade, o qual mostra como o natal começou a ser celebrado no país e os costumes de cada região. Nele você também encontrará antigos enfeites e árvores de natal, assim como uma estátua enorme do quebra-nozes.

O jardim do castelo
Muitos se perguntam onde está o castelo, ao qual “Rothenburg” (como vimos no começo do post, fortaleza vermelha), se refere. O castelo da cidade já não existe mais, Stauferburg foi destruído. Entretanto, o jardim do castelo ainda está presente e com certeza não irá te decepcionar!
Do local você poderá ter uma vista perfeita da cidade. O jardim possui árvores históricas e também uma parte do castelo a qual não foi destruída. Mas não acaba por aí, as estátuas do jardim também são um grande destaque, a combinação das flores de diversas cores e dessas estátuas é impressionante!

Para passeios guiados privativos em português em toda a Alemanha, entre em contato conosco.
