From the blog

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber: uma amostra da Idade Média na Alemanha e a estrela da Rota Romântica!

As muralhas, o rio, as torres, as tradições e as lindas casinhas em enxaimel, fazem da cidade a grande estrela da Rota Romântica, umas das rotas mais famosas e mais encantadoras da Alemanha! 

Um dos ângulos mais famosos de Rothenburg ob der Tauber

O que significa Rothenburg ob der Tauber?

O nome foi dado após a construção de um castelo, no século X. Rothenburg (rot = vermelho e burg = castelo), já ob significa “acima” e Tauber, o rio existente na região. Portanto, a “fortaleza vermelha acima do rio Tauber”.

A muralha e suas torres

Durante a Idade Média, era muito comum a construção de muralhas de defesa no entorno das cidades, para repelir possíveis ataques, especialmente nas cidades mais prósperas. E em Rothenburg ob der Tauber não foi diferente. Suas muralhas datam do século XIV, assim como alguns de seus edifícios, que estão muito bem preservados. É possível visitar algumas partes da muralha.

Com a rápida expansão da cidade, foi necessário, 30 anos após a conclusão da construção da antiga muralha, erguer uma nova muralha, esta abrangendo uma área ainda maior do que a primeira.

É possível realizar um passeio pela muralha e suas torres, das iniciais 70, hoje restam 42, onde se destaca a torre de Röderturm, que com seu excelente ponto de vista, é a única torre de observação verdadeira ao longo da muralha da cidade de Rothenburg ob der Tauber.

A antiga muralha e suas torres

Bairro Antigo

Outra parada que deve ser feita ao visitar Rothenburg ob der Tauber, é uma visita ao centro histórico. Para conhecê-lo, é necessário que passar pelas duas torres marcantes: Markusturm e Weisser Turm, que formavam o portal de entrada da primeira fortificação da cidade. No centro histórico, veículos não são permitidos.

Centro histórico de Rothenburg ob der Tauber

Festival Meistertrunk 

Um festival histórico que relembra um acontecimento, ocorrido durante a Guerra dos 30 Anos, um tanto inusitado. O festival do “gole de mestre” acontece todos os anos, no fim de semana de Pentecostes. Nele é apresentado, em uma peça teatral, o momento em que a cidade, que era protestante, estava tomada pelas tropas católicas do general Tilly, ameaçada de sofrer pilhagem, porém foi salva pelo prefeito da cidade, Nusch, de uma forma  inesperada.

 A questão é: como isso aconteceu? Nusch foi desafiado pelo general inimigo e conseguiu tomar 3,25 litros de vinho de uma vez, impressionando o general Tilly, que poupou a cidade.

Edição do festival Meistertrunk

Rothenburg: Uma cidade natalina

Considerada a capital natalina da Alemanha, a cidade possui um dos mais lindos mercados de Natal com tradição de 500 anos, também possui 6 filias da renomada loja Käthe Wohlfahrt, referência neste segmento, e é um dos grandes destaques na cidade.

 Além disso, há o museu de Natal da cidade, o qual mostra como o natal começou a ser celebrado no país e os costumes de cada região. Nele você também encontrará antigos enfeites e árvores de natal, assim como uma estátua enorme do quebra-nozes.

Uma das lojas Käthe Wohlfahrt, com o tradicional carro da marca em sua porta.

O jardim do castelo

Muitos se perguntam onde está o castelo, ao qual “Rothenburg” (como vimos no começo do post, fortaleza vermelha), se refere. O castelo da cidade já não existe mais, Stauferburg foi destruído. Entretanto, o jardim do castelo ainda está presente e com certeza não irá te decepcionar!

Do local você poderá ter uma vista perfeita da cidade. O jardim possui árvores históricas e também uma parte do castelo a qual não foi destruída. Mas não acaba por aí, as estátuas do jardim também são um grande destaque, a combinação das flores de diversas cores e dessas estátuas é impressionante!

Os jardins do antigo castelo de Rothenburg ob der Tauber.

Para passeios guiados privativos em português em toda a Alemanha, entre em contato conosco.

Inspire-se com o nosso blog

10 motivos para visitar a Alemanha no inverno

Existem muito mais de 10 motivos ou atividades em uma viagem para a Alemanha. Esta lista foi pensada para aqueles que se perguntam o que fazer na Alemanha no inverno ou se vale a pena viajar no inver […]

Castelos da Alemanha: imponência e história

Certamente, a Alemanha é um dos melhores destinos para quem deseja conhecer um castelo (ou vários!). Aqui, o viajante encontrará desde ruinas até castelos extremamente bem conservados, com visitas gui […]