Vales do Reno e do Mosel

 

 

 

A região dos vales dos rios Reno e do Mosel só pode ser definida como mágica. Nenhuma outra região da Alemanha conta com tantos castelos e palácios tão bem preservados e tão próximos uns aos outros. Além disso, os vales destes rios são repletos de pitorescas cidades, muitas vezes datadas do período romano e de muitas vinícolas tão antigas quanto.

Vales com vinícolas ponteados por castelos medievais e antigas cidades romanas – os rios Reno e Mosel são o destino perfeito para se apaixonar pela Alemanha.

As curvas do rio e os vinhedos às marges do Mosel

Apesar de serem muito próximos e terem sua confluência no chamado Deutsches Eck (“a esquina alemã”), os rios Reno e Mosel possuem suas próprias características históricas, culturais e geográficas. O Reno, com suas muitas curvas sinuosas e corrente mais rápida, ainda hoje serve como importante via fluvial. Em seus vales mais largos é possível apreciar os diversos castelos e antigas cidades que se misturam ao verde das colinas. Já o rio Mosel é mais calmo e possui menos curvas; é um rio de lazer no qual é possível passear de barco privado com maior tranquilidade. Possui também menos castelos, porém acredite, os que possuem são de tirar o fôlego – com especial atenção ao castelo de Eltz. Suas cidades, que se espalham em maior distância pelas suas margens, são também, sem dúvida, um ponto de parada importante. A região já é um grande centro turísticos para os alemães, mas ainda é relativamente desconhecida fora da Alemanha.

Castelo de Eltz, um dos castelos mais visitados na região

Nossos passeios pelos vales do Reno e Mosel

O melhor roteiro pela região dos vales do Reno e Mosel será desenhado de acordo com os seus gostos, já que a região tem um número imenso de atrações e locais a serem visitados. Os roteiros podem ser flexibilizados em caso de imprevistos, como mudança no tempo. Desde o transporte, a passeios guiados e eventos especiais como degustação de vinhos em castelos ou visita às antigas muralhas romanas, tudo é possível. Entre o total acompanhamento durante sua experiência e somente um leve suporte com serviços pontuais, o leque é amplo.

Algumas das experiências nos vales do rio Reno e do rio Mosel na Alemanha:

  • Passeios de barco
  • Eventos e experiências locais
  • Passeios de bicicleta
  • Visita a vinícolas, caves e degustação privativa de vinhos
  • Passeios de teleférico
Vista do rio Reno a partir de Rüdesheim

 

As casas em estilo enxaimel, muito comuns na região

Sugestão de roteiro

7 dias pelo Reno com acompanhamento em Português

Dia 1 – Chegada em Frankfurt (possível adaptar para chegada em outras cidades)

  • Caso a chegada ocorra pela manhã, passeio guiado pela cidade à tarde.

Dia 2 – Transfer e chegada a Koblenz (Barco ou transfer em veículo privativo)

  • Passeio em Koblenz e visita à Fortaleza de Ehrenbreitstein
  • Opção de hospedagem em castelos da região

Dia 3 – Visita ao castelo de Eltz, com passeio de barco pelo rio Mosel

  • Passeio por Cochem
  • Retorno a Koblenz em transfer privado ou barco
  • Vinho e jantar em adega local ao final do dia

Dia 4 – Visita ao castelo Marksburg com passeio de barco pelo rio Reno

  • Passeio guiado pelo castelo de Stolzenfels
  • Visita ao monumento Königstuhl

Dia 5 –  Visita ao castelo Rheinfels com almoço no castelo

  • Hospedagem hotel na região
  • Degustação privativa de vinhos

Dia 6 – Visita ao castelo de Reichenstein com almoço em Rüdesheim

  • Visita ao monumento Niederwalddenkmal, em Rüdesheim 

Dia 7 –  Transfer de retorno a Frankfurt

O monumento Niederwalddenkmal, na cidade de Rüdesheim

Algumas das atrações da região do Reno e do Mosel

Castelos, castelos e muitos castelos. Esta região é pontuada por castelos de beleza indescritível, muitos deles reformados ao longo dos seculos se apresentam como monumentos a diversas eras arquitetônicas, outros foram poucos modificados e permanecem congelados no tempo, nos permitindo uma janela direta ao passado.

Cidades históricas do vale do Reno

As pequenas cidades nessa região possuem segredos, lendas e contos que por milhares de anos fascinam aqueles que a visitam. Boppard – um dos melhores exemplos dessa história viva e fascinante. Em uma das mais belas curvas do Reno, nela conhecemos desde os restos de uma fortaleza romana até um pouco do impacto da Segunda Guerra na região. Bacharach – com o castelo de Stahleck comandando a vista da cidade, suas muralhas que abraçam a cidade, não existe viajante que não se encante com Bacharach e suas muralhas. Koblenz (Coblença) – a maior cidade do vale, antigo centro de poder da Ordem Teutônica na região, marcada pela confluência dos rios Reno e Mosel. Rüdesheim am Rhein – a cidade mais visitada da região com seus vinhedos, a loja Käthe Wohlfahrt de artigos natalinos e, é claro, o teleférico e o monumento Niederwalddenkmal.

“Em nossos passeios, vamos conhecer o melhor dessas e outras cidades e vilas da região, aproveitando o melhor, de forma flexível com guia privativo, sem filas e sem multidões.”

Vinícolas

A região é um dos grandes centros produtores de vinho, em especial o Riesling. A atividade viticultora já é presente na região desde o período Romano. A depender da época do ano, o passeio pode ser feito nos vinhedos de menor inclinação. Belezas naturais: os vales dos rios Mosel e Reno possuem grande beleza natural, sendo em boa parte protegidos com reservas e parques.

Atividades e eventos: durante sua estadia, podemos organizar diversos eventos para criar uma viagem ainda mais inesquecível. Alguns exemplos:

  • Jantar em barco no Reno
  • Casamentos ou comemorações de datas especiais
  • Visitas privativas a vinícolas e degustação de vinhos em castelos
  • Passeios exclusivos guiados nos castelos
  • Estadia em castelos da região
  • Shows e festivais medievais

Entre em contato através de nosso e-mail: [email protected]

 

Inspire-se com o nosso blog

A Rota Barroca na Alemanha

A Guerra dos 30 Anos deixou um tristre rastro de destruição e pobreza em grande parte da Alemanha, após seu fim, muitos imigrantes, em busca de reconstruir suas vida, seguiram para a região da Suábia, […]

Viagem à Alemanha sob o olhar de uma criança

O texto foi escrito pela Valentina, de 10 anos, que viajou conosco na companhia de seus pais em julho deste ano em um roteiro de 11 dias pela Alemanha, pensado para toda a família. Aqui, ela conta o […]